segunda-feira, 23 de junho de 2008

Aplicações de matrizes e determinantes.

As matrizes são muito utilizadas na computação para representarmos translação, rotação, escala de objetos em computação gráfica, para se resolver sistemas de equações, etc.Na engenharia elétrica, é muito difícil resolver problemas de circuitos elétricos e linhas de transmissão de energia elétrica sem matrizes. Trabalhar com uma malha de linha de transmissão e passar esse circuito para forma matricial, mais fácil. Na mecânica também é muito importante, pois os tensores (grandeza) só são fornecidos em forma de matriz.Os determinantes simplificam e sistematizam a resolução de sistemas de equações lineares.

Matriz quadrada é a que tem o mesmo número de linhas e de colunas (ou seja, é do tipo mxn).
A toda matriz quadrada está associado um número ao qual damos o nome de determinante.
Dentre as várias aplicações dos determinantes na Matemática, temos:
-resolução de alguns tipos de sistemas de equações lineares;
-cálculo da área de um triângulo situado no plano cartesiano, quando são conhecidas as coordenadas dos seus vértices.

12 comentários:

Profª Sara disse...

Gostei Silmara. Boa pesquisa.

Felipe Uhll disse...

Poxa Vlww Rapaziada...
Quebro um galhão..

Abss....

Feminices da Loira disse...

Muito bommm mesmo (y)
valeww =]

Marketing 2010 disse...

Finalmente o Blog da Sara está de Volta e tenho a honra de ser o primeiro a postar o meu comentário

Isabela disse...

Interessantee! :D

...sò! disse...

mas como eu uso a determinante para solucionar uma função linear?
Qual o significado do valor numérico (determinante) para a resolução do meu x e y do sistema?

Unknown disse...

Ótimo, me ajudou muito !!
valew ;D

Prof. Luiz Fernando R. Pires disse...

Boa reportagem mais sem referencias bibliográficas, neste caso sem valor científico.


Professor Luiz Fernando
Professor de Aula Particular de Matemática
Pós-graduando em Matemática (UFMG)
Tel: 03131 - 8653-4459
www.solucaomatematica.com.br

Unknown disse...

parabéns, me ajudou mtmt, pra fazer um trabalho de matemática, e o q eu queria só encontrei no teu blog!

Unknown disse...

Muito bom meus caros,ajudou bastante para a construção do meu trabaho.

dei carv disse...

Muito pouco o conteúdo, eu queria ver a aplicação de matrizes, como: para que serve essa determinante.

Luiz Ricardo disse...

Alguém poderia ajudar-me para um trabalho .. Aplicacao de matrizes no codigo morse ...