A história da teoria das probabilidades, teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da grande existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade.
Com a Probabilidade, é possível calcular a chance de determinado evento ocorrer.
Para resolvermos um problema de Probabilidade, podemos usar a fórmula:
Onde:
n(U) é o número de elementos do espaço amostral.
n(A) é o número de eventos.
Sendo assim, é só dividirmos o número de eventos pelo número de elementos do espaço amostral.
Abaixo, um exemplo:
Qual a probabilidade de:
Obtermos um número menor que 3 no lançamento de um dado?
Resolução:
n(U): 1,2 (os dois números menores que 3 que temos em um dado)
n(A): 6 (número de elmentos de um dado, seis números).
* Após fazer a divisão, multiplicamos o resultado por 100, para obtermos o por cento.
Resposta: A probabilidade de obtermos um número menor que 3 no lançamento de um dado é de 33,3%.
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
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2 comentários:
Oi Carla, gostei do que vc escreveu, mas sabe como é, eu não entendi o que é evento e espaço amostral.
Dá para explicar com suas palavras, hahahha
Um abraço
muito bom, fica facil saber que espaço amostral e tudo o que pode acontecer abaixo do numero 3 foi de grande valia.
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